quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os grilhões que nos forjava...

Perdi a esquadrilha da fumaça...Todo ano assisto de camarote ao showzinho dos militares camicase (a laje proporciona uma visão privilegiada do espetáculo que acontece na Esplanada no Dia da Independência). Hoje dormi demais, que pena...

Para mim, 7 de setembro sempre foi sinônimo de festa. Quando era criança, em Porto Alegre, lembro que a cidade parava para ver a marcha (estamos falando dos anos 70, em plena ditadura militar). Eu estudava em colégio de padres, tinha folga nesse dia. Pensa que eu achava isso bom? Eu tinha era inveja das minhas irmãs, que estudavam em escola pública e eram obrigadas a participar da Parada da Independência. 

A Dadá, tadinha, era mais uma soldadinha naquele exército de crianças. Mas a Mirela, ah, a Mirela era baliza! Ela tinha uma roupa especial, linda de morrer, com direito a chapéu e polainas brancas!!!!! (pensando bem, as paquitas usavam o mesmo uniforme nos anos 80...). Pois a Mirela desfilava maravilhosa em frente à banda, coreografia ensaiadíssima, com direito a piruetas e estrelinhas – era, bem dizer, a madrinha da bateria!!!!!

Eu sequer sabia o Hino Nacional de cor (até hoje não sei), que dirá o Hino da Independência: "Os grilhões que nos forjava, da perfídia astuto ardil..." (alguém me explica essa letra, plisssssssssssssssss). Mas como eu adorava aquela função toda! Acho que é por isso que também adoro me pendurar na laje para acompanhar cada pirueta da esquadrilha da fumaça. Sabor de infância... Este ano eu perdi, que peninha. Vou buscar sabor de infância num pacote de jujuba. Fui! 

6 comentários:

  1. É ISSO AÍ ... C/TANTA CORRUPÇÃO , AS PESSOAS PERDEM O ENCANTO! IMAGINEM ENTÃO PESSOAS JOVENS CHEIAS DE SONHOS...

    ResponderExcluir
  2. grilhão = algema, prisão, cativeiro
    forjar = planejar com objetivo ilícito
    perfídia = engano, traição
    astuto = ágil, esperto
    ardil = armadilha, cilada, emboscada

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  3. Vamos levar em conta que os hinos do Brasil são no estilo "Mestre Yoda" (Star Wars), a troca da ordem de palavras é usada para fins poéticos e tornar o texto mais refinado. Por exemplo:

    "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante"

    Colocando na ordem fica:

    "As margens do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico"

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  4. "Os grilhões da perfídia, que nos forjava astuto ardil..."

    Tradução:

    "As algemas da traição, que nos armava ágil armadilha"

    Acho que é por aí.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Por que não ensinam assim no colégio? seria tão mais interessante!

    ResponderExcluir
  6. Gostei! Por que não ensinam assim no colégio? seria tão mais interessante!

    ResponderExcluir