sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Do outro lado do planeta

Revirando meus arquivos virtuais em busca de uma foto das manicures na China (para o post Peluquerías com final feliz), encontrei textos da minha primeira incursão como blogueira. Foi  há dois anos, direto de Pequim. Com seis colegas de trabalho, passei um mês lá cobrindo “o mundo paralelo” aos Jogos Olímpicos.

Toda a equipe foi instalada em um confortável apartamento no China World Trade Center. Durante 30 dias, vivemos um verdadeiro Big Brother China, com direito a panelinhas, vilões, mocinhos, barracos... Briguei até com a minha tradutora, uma chinesinha de 19 anos chamada Lulu que já tinha morado em Porto Alegre e namorava um gaúcho gremista. Peraí,  foi ela que brigou comigo! Mas isso é uma outra história...

Olha eu na Muralha aí, gente
A verdade é que a pressão era grande, trabalhávamos feito camelos - só consegui conhecer a Muralha da China no penúltimo dia!. Além da cobertura em tempo real, quase 24 horas por dia (o povo em Brasília esquecia das 11 horas de fuso e ligava para a gente o tempo todo), inventaram o tal do blog, com curiosidades do nosso dia a dia. Quando soube da novidade, confesso que me deu uma preguiiiiça...
                                                                                           
Acabei gostando da brincadeira. Escrever para o tal blog virou meu momento de lazer nos 30 dias de confinamento (ok, ok, eu me divertia comprando lembrancinhas de vez em quando, mas isso também é uma ooooutra história).

Prá encurtar esse blá blá blá, resolvi tirar aqueles textos (e muitas fotos) do baú e publicar aqui algumas das minhas aventuras do outro lado do planeta. Começo relatando o que me aconteceu no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, dia oito do mês oito de 2008. Espero que seja divertido para vocês como foi para mim!

Cidade Proibida - trabalhando muiiito 

Pequim 2008 - Parte I: Os chineses têm toda razão

08 de agosto de 2008
Pela tradição chinesa, o oito é o número da sorte e da felicidade. Por isso, os Jogos Olímpicos começarão exatamente às oito horas e oito minutos da noite do dia oito do mês oito de 2008. Só tenho uma coisa a declarar: os chineses estão certíssimos e, a partir de hoje, o oito é meu número de sorte. Morram de inveja.

Estava eu  no saguão de um hotel de Pequim, às oito e pouco da manhã deste oito do oito de 2008, esperando, com os outros jornalistas, a saída da van que nos levaria à Embaixada do Brasil para acompanharmos a agenda do presidente Lula. Do nada, uma senhorinha super despachada abordou os cinegrafistas, em português, perguntando se éramos brasileiros.

Eu, curiosa e inxirida de nascença, me aproximei para ver quem era e comecei a puxar papo. A senhorinha - chamada Oddete - queria saber se tínhamos convite para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, hoje à noite. Essa é a oitava Olimpíada (olha o oito aí de novo) dela e do marido, Valentino, e  pela primeira vez não conseguiram ingresso para a abertura.

Os dois vieram de São Caetano,  no Estado de São Paulo, compraram entradas para futebol, vôlei, atletismo e estão dispostos a pagar até US$ 1,5 mil  por ingresso para a grande festa de abertura. Mas os cambistas estão pedindo US$ 10 mil!

Humildemente, expliquei que estou aqui para fazer matérias sobre a China, não estou cobrindo os jogos,  sequer tenho direito a pegar a linha de metrô que leva ao Estádio Olímpico. E já saí me lamentando: como não vendem mais entradas, eu não poderia assistir nada e sequer iria conhecer o Estádio Nacional, conhecido como Ninho de Pássaro. Ela, então, perguntou se eu queria um ingresso! Achei que era brincadeira, mas respondi "claro que sim". Pois ela tirou um da bolsa e me deu!!!!!!!

Dia 15, às 9h da manhã, lá estarei eu aboletada no Ninho, setor L, corredor 11, fila 7, cadeira 16, para assistir – como turista – provas eliminatórias de atletismo! Prometo que conto tudo, tiro fotos e tudo o mais que qualquer turista tem direito! Decididamente, oito é um número de sorte.

Para os comuns mortais, a festa de abertura dos Jogos Olímpicos foi do lado de fora do Estádio Nacional, conhecido como Ninho de Pássaro 



Um comentário:

  1. Oi !!! Tá ótimo ! Eu ía mesmo te sugerir colocar aqui aquelas tuas postagens, sao ótimas !!!! Dale sessao china heheheh bjos

    ResponderExcluir