domingo, 10 de outubro de 2010

Pequim 2008 - Parte III: Dia de compras

12 de agosto de 2008
Ir às compras em um supermercado na China é uma experiência difícil de descrever. Curiosa? Mais que isso. Divertida? Com certeza. Bizarra? Em alguns momentos, sim. E olha que estou falando de uma grande rede francesa que tem lojas por todos os cantos do Brasil. Nem sei por onde começar!

Logo de cara, caí em um corredor que vendia molho de soja (shoyo).  Em garrafão! Muitas e muitas marcas, com os mais variados sabores: cogumelo, frutos do mar, feijão amarelo… 3,99 remembis - apenas R$ 1,00 - o garrafão de 1,75 litros!!!! Vamos em frente.

Na seção de azeites de cozinha, novos sabores inusitados: mais feijão amarelo, trigo, o nosso conhecido girassol… mas o mais popular mesmo, equivalente ao nosso óleo de soja, é o óleo de amendoim! Novamente em garrafões – dessa vez, de cinco litros.

Caminho um pouquinho mais e me deparo com um corredor inteirinho de marcas de arroz. Tem de tudo, inclusive aromatizado, com perfume de jasmim! Até a granel! As pessoas se atracam numas pás enormes e enchem sacos e mais sacos pela bagatela de 1,40 remembis o quilo (R$ 0,35).

Feijão tem vermelho, verde, amarelo… Preto? Nem parecido! E o macarrão? Tem tantas marcas…. Tem até tipos especiais para bebês! Baby noodles com cálcio, sabor espinafre, com ovo. A embalagem vem sempre com uma fotinho de criança, parece até produto para limpar bumbum de bebê!

Chego à seção de carnes. A peixaria mais parece um aquário! Tá tudo vivo, tudinho! Peixes de todos os tamanhos e cores, caranguejos, camarões variados! Se for peixe, matam e limpam ali mesmo. O resto, enfiam num saquinho para o cliente fazer o trabalho sujo em casa. Eca! E eu que adorava camarão… Precisarei de uns meses para superar o trauma.

O choque não é menor quando vejo um coração de porco, do tamanho do nosso, exposto lá numa bandejinha como se fosse um inocente coraçãozinho de galinha (juro que aquele negócio parecia que tava palpitando!). Saí correndo.

Falando em galinha, a seção de ovos também é curiosíssima. Vendem por unidade, embalados como se fossem bombons. Tem até ovo de pato – já cozido! Pela foto, a gema é …PRETA. Dizem que é para comer com sopa. Vamos para as frutas. Formas e cores que nunca vi e nem saberia descrever. Mas o pêssego… ah, o pêssego! Do tamanho de um abacate!

Sigo então para as porcarias. Vejo pacotes de batatas chips que parecem iguais às nossas. De longe. De perto, os sabores: pepino, limão, blueberry, lichia.. Até mesmo das marcas Pringles e Lays.

Por fim, dou uma geral na seção de perfumaria. Marcas internacionais: Revlon, L`Oreal, Olay, Neutrogena. Já vou indo certa de que, pelo menos ali, não teria surpresas, quando passo pela gôndola de tinturas para cabelo. Só preto e tons de castanho escuro e avermelhado! Descobri que os chineses, decididamente, não gostam das loiras. Podia ter ido embora sem essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário