sábado, 9 de outubro de 2010

Pequim 2008 - Parte II: Uma estranha no Ninho

15 de agosto de 2008
Finalmente chegou o grande dia. Conheci o Ninho de Pássaro. E como qualquer turista, graças àquele ingresso que caiu do céu, no dia oito do mês oito de 2008.

O estádio é fantástico. Lembrei do meu encantamento diante do Guggenheim de Frank Gehry, em Bilbao. De cada ângulo uma nova sensação… e muiiiiiiitas fotos. Espetacular.


O ingresso que eu ganhei era para uma cadeira que ficava colada nos atletas e naquela parafernalha toda que envolve cada prova e que jamais vemos pela televisão! Fila 6,  a poucos metros da largada das baterias classificatórias dos 100 metros rasos masculino (tudo bem, fiquei queimando o côco no sol a pino, nem tudo é perfeito. Mas foi o máximo, mesmo assim).

Cheguei com uma hora de atraso, depois de encarar quase duas horas de metrô (finalmente peguei a linha exclusiva) e caminhadas. Música a milhão e narradores empolgando o público, bem ao estilo americano (confesso que detesto isso, mas embarquei totalmente no espírito).

A mídia que cobre os jogos tem publicado matérias falando que os estádios estão vazios, os ingressos todos nas mãos de convidados de patrocinadores, e tal. Mas o Ninho, eu juro, estava LOTADO. LOTADAÇO. Conto nos dedos os estrangeiros. Desculpa o trocadilho mas me senti, literalmente, uma estranha no Ninho. E daí? Alguém precisa falar com o vizinho para se divertir?


De repente começou o ritual. Mocinhas enfileiradas entram na pista carregando caixas plásticas. Na frente, uma delas traz a placa indicando qual a prova que começará em minutos. Em movimentos coordenados, as mocinhas depositam as caixas no chão atrás no lugar de largada de cada atleta. Só então entram eles. Colocam mochilas e agasalhos nas caixas que são imediatamente recolhidas pelas mesmas mocinhas, fazendo sempre os mesmos movimentos - praticamente um balé!

Hora do aquecimento. Abaixa, levanta, sacode, espicha. E o narrador lá, a milhão. Posição de largada, atenção… um queimou. Volta tudo. Atenção de novo, tiro, disparada. O coração também dispara.
  
 

Emocionante ver o Ninho lotado de chineses gritando ZhongGuo JiaYou, ZhongGuo JiaYou - “Viva a China” (esse grito de guerra eu aprendi no dia da abertura dos Jogos, do lado de fora do Ninho…). Quem corre é Hu Kai, ídolo dos chineses. O estádio, agora mudo, acompanha cada passada em silêncio. Termina e todos olham para o gigantesco placar esperando a classificação. Parece que demora uma eternidade. Não deu. Hu Kai ficou em 4, com 10.39 segundos. As mocinhas, a essas alturas, já estavam entrando de novo na pista.

E assim o ritual se repete até chegar a vez do amazonense Sandro Viana. Olho ao redor em busca de cúmplices de camiseta amarela. Nenhum. Nem um brasileiro sequer ao alcance dos meus olhos. Tudo bem, essa eu terei que segurar sozinha. Juro que meu coração foi na boca, com os olhos no placar. E olha que nem valia medalha! (Por que será que a gente fica tão bobo e patriota quando está fora de casa?). Também não deu para o Sandro. Fez o sexto tempo, 10.60 segundos.

Mais tarde, em entrevista ao Sport TV, o atleta brasileiro confessou: “Agora estou mais tranqüilo, foi bom estrear no Ninho de Pássaro”. Tá explicado. Ele estava tão ansioso quanto eu para conhecer aquele lugar. É mágico mesmo, eu garanto.

2 comentários: