segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Que país é este?

As energias andam carregadas no planalto central. Clima tenso por conta das eleições. Políticos apelando para todos os santos e tambores.

Achei que não seria demais tomar um passe. Como já disse aqui, acredito em tudo – desde que seja para o bem!

Depois de dar uma passada na igreja da minha quadra e acender uma velinha para Santo Expedito, fui a um centro espírita aqui perto. Saí de lá com a alma leve... e a cabeça fervilhando...

Para quem nunca foi a um centro espírita, é bom explicar. Antes do passe (equivalente à benção para os católicos), há sempre uma palestra (equivalente ao sermão). Cheguei no meio da palestra.

Tudo ia muito bem até o senhorzinho que palestrava se aventurar no assunto do momento - a legalização do aborto - e partir para a doutrinação política. Começou de leve, falando que “tem uma candidata aí” que defende o aborto. Foi elevando o tom e chegou ao ápice: “Eles assinaram um acordo internacional se comprometendo com a legalização do aborto. Está no programa do partido, não é a Dilma, é o PT”, disse indignado.

Chocada, relatei o episódio a uma amiga jornalista. Ela, então, me contou que sua cozinheira, evangélica, estava apavorada pois tinha escutado de um  pastor que as Igrejas seriam obrigadas a fazer casamento gay se Dilma ganhasse as eleições.

Fiquei me perguntando de onde surgem essas fantasias? E como acabam pautando o debate nacional?

Aos 16 anos, gritei que queria votar para presidente no movimento pelas Diretas Já. Na minha ingenuidade adolescente, chorei a morte de Tancredo Neves. Alguns anos depois, vesti preto pelo impeachment do Collor. E me orgulhei, sim, quando um líder sindical conquistou a Presidência do nosso país. Depois de 25 anos de democracia, vamos discutir moral e religião? Confundir Estado e Igreja?

Não quero e não vou usar a laje para discutir política. O que me diverte é observar e comentar o comportamento das pessoas ao meu redor e queria poder fazer graça do que tenho visto e escutado por aí. Mas dessa vez não é divertido. É lamentável. Lamentável perceber o poder do boca a boca e a ignorância do povo brasileiro. Lamentável assistir ao retrocesso no debate político do país. Lamentável ter que votar para presidente.

6 comentários:

  1. Essa campanha à presidência está cada dia mais hipócrita! Aff

    ResponderExcluir
  2. Mais triste é ver pessoas teoricamente esclarecidas reproduzindo esse discurso reacionário. Como disse a maluca da Regina Duarte no contexto inverso, eu tenho medo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Eu, que havía votado a ultima vez em 1998, estava até bem orgulhosa de poder estar nesta votação....Agora, já em Barcelona, dou graças a deus de não estar para o segundo turno. Nunca imaginei tanto conservadorismo !!! Que filão...

    ResponderExcluir
  4. My dei uma passadinha por aqui. Vc anda demais! Com a corda toda. Garota poderosa, como vc arruma tempo? Vai ate em terreiro kkkkkkk
    Mas , voltando ao assunto Eleicoes. Com a mudanca para Europa , acabei com tanto contratempos nao deu tempo de mudar o titulo. Perdi essas eleicoes. Mas estou comecando a achar que foi menos desgastante. Qto lixo, qta decepcao. Beijocas, saudades. fatima

    ResponderExcluir
  5. Em terreiro ainda não, rsrsrs O terrível desta eleição é ver o despertar da direita adormecida, é perceber como a classe média brasileira continua sendo reacionária e hipócrita. Entra como seguidora do blog!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos nas missas a que vou, nenhum padre (ainda) citou nomes. Só disseram que quem defende aborto não está com Deus. E ponto final.

    ResponderExcluir