segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pequim 2008 - Parte IV: Brasil x China

20 de agosto de 2008
Pensa que os chineses ficaram tristes por seu time ter sido derrotado, de lavada, pela seleção brasileira de vôlei masculino? Nem um pouco. Quando acabou o jogo no Ginásio Capital de Pequim, há pouco, começou outra diversão ainda mais animada: tirar fotos da torcida adversária!

Em todo o ginásio, não havia mais de 100 brasileiros. Onde eu estava, eram uns 15. Mas faziam tanta bagunça que encantavam os chineses. Até eu tive que posar para fotos com alguns que estavam ali por perto... E que felicidade a deles.


A alegria foi ainda maior no jogo seguinte, Estados Unidos x Sérvia. Os brasileiros já haviam debandado, mas os chineses continuavam lá, se divertindo com a animação dos gringos. E os sérvios vieram com tudo. Enrolados em suas bandeiras, invadiram os melhores lugares e lá ficaram, sem a menor cerimônia. Os donos, chineses, chegaram e foram expulsos aos gritos de que estavam atrapalhando a torcida sérvia.

Pensei: vai ter briga (se fosse no Brasil, provavelmente isso aconteceria). Aqui, que nada. Sem saber como reagir a tanta empolgação, os chineses deram risada, timidamente, tiraram novas fotos – agora com a torcida sérvia - e se retiraram para o corredor. Ainda levaram bronca dos seguranças porque estavam de pé, causando tumulto!

Como tudo na China, a população foi treinada para assistir aos Jogos Olímpicos – com direito a cartilha e ensaios. Sim, os chineses foram ensinados a torcer! Não podem ficar de pé, não buzinam, não cantam… apenas sacodem bandeirinhas educadamente e gritam, de forma coordenada e eventual: ”ZhongGuo JiaYou” – China, vamos lá. As torcidas estrangeiras já aprenderam e, nos longos intervalos, se apossam do grito de guerra. Brasil, JiaYou.  A próxima será na sexta-feira, contra a Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário