terça-feira, 5 de outubro de 2010

Família quarentona


Já que o momento é de nostalgia, alguém aí lembra da família Barbapapa? Pois os simpáticos e coloridos personagens criados pela arquiteta francesa Annette Tison e pelo escritor americano Talus Taylor estão de volta! Agora, na forma de canecas, pratos, mouse-pads, cadernetas, almofadas, luminárias... lindinhos! Direto dos anos 70 para as vitrines e livrarias européias!


As criaturinhas estão até na badalada Colette, em Paris (www.colette.fr). Dá uma espiada também nestes sites: www.petitjour.com; www.madeindesign.co.uk (objetos da marca Leblon-Delienne); www.lacentral.com (loja do Museu de História de Barcelona - MUHBA). 

Estão todos lá: Barbapapa, Barbamama e seus sete filhos, cada um de uma cor e personalidade própria: Barbabela (violeta, a mais vaidosa), Barbaclic (azul, o mais curioso, gosta de ciências), Barbacuca (laranja, a estudiosa), Barbalala (verde, músico), Barbaploc (vermelho, esportista ), Barbatinta (preto e peludo, é o artista da família) e Barbazoo (amarelo, amigo da natureza).


Fiquei tão encantada com o retorno da família que resolvi pesquisar sua origem. A história é genial. Annette Tison e Talus Taylor estavam no Jardim de Luxemburgo, em Paris (viajando foooorte), quando inventaram o boneco cor de rosa em formato de ameba, grandão e macio. No delírio criativo da dupla, Barbapapa nasceu em um jardim e cresceu com a água da chuva e os raios do sol – por isso é totalmente da paz e ajuda todo mundo, assumindo as mais variadas formas. 

Enquanto a turma não aterrisa por aqui, lanço um desafio: por que o chefe da família é rosa???

PS: Também adoraria saber o rímel que a família usa – já reparou nos cílios de cada um deles? Enooormes, quem me dera!  

5 comentários:

  1. Hehehehe imagino a viagem dos dois no Jardim de Luxemburgo, olhando para aquela agua que "corre pracima" e criando esta dupla maravilhosa.
    Seria o barbapapa bisexual e a sua mulher negra a representaçao de um tipico casal paz e amor da época? .....

    ResponderExcluir
  2. Rímel????Não lembra daquela vez em gramado, a drag que veio te dizer que não devias usar lâncome, que só o que fazia crescer os cilios era "eivonnn"?!?!?!?!Taí a resposta, a tanto tempo...Bárbara

    ResponderExcluir
  3. Aquele episódio da drag queen na boate é inesquecível! Segui o conselho, já tentei váaarios da "eivon", mas não consegui o efeito família barbapapa, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Hahaha. Acho que não foi nada tão intencional, não. Pela cara desses personagens e a década em que foram criados, aposto que rolou um LSD forte na Cidade Luz!

    ResponderExcluir
  5. suspeitei desde o princípio, hahaha

    ResponderExcluir